quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Vôo e seleção sexual das aves

Essa atividade pode ser feita com 3 colegas.


Atividade sobre vôo
  • Pesquise na internet sobre a aerodinâmica  aves
  • Qual a relação com os aviões modernos. 
  • Descreva as características das aves que as possibilitam voar.

----> Abaixo seguem alguns links que podem auxiliá-los em sua pesquisa:



Atividade sobre Seleção Sexual. 
---Realize a leitura do texto abaixo.

A seleção sexual e os parasitas
       Desde a publicação de seu importante livro A descendência do homem e seleção em relação ao sexo, em 1871, Darwin vinha tentando, sem sucesso, conseguir uma explicação para o fato de os machos de várias espécies de aves apresentarem uma plumagem colorida e volumosa; que teoricamente deveria ter o efeito deletério de torná-los presas fáceis para predadores. O pavão é o exemplo mais flórido desse fenômeno.
      O risco elevado tinha de ser contrabalançado com o lucro de um aumento considerável de atração sexual desses machos. Tal observação era análoga às características de outras espécies nas quais se observava este paradoxo da “seleção sexual”, como o coaxar dos sapos, o tamanho da galhada dos alces ou o colorido dos peixes. Por que as fêmeas prefeririam esses machos tão enfeitados?
     O dilema persistiu até que em 1982, Hamilton e M. Zuk postularam a hipótese de que os caracteres exuberantes de seleção sexual constituíam uma demonstração de boa saúde, uma prova de que os animais estavam livres de parasitas. Os autores mostraram que entre as aves havia uma correlação negativa significativa entre a infestação por parasitas (nematódeos e protozoários) e a exuberância da plumagem e do canto dos machos. Esses resultados são compatíveis com um modelo de seleção sexual no qual as fêmeas das aves escolhem parceiros sexuais pelo escrutínio de características físicas cuja expressão completa depende de saúde e vigor.  
       Antropomorficamente falando – o que sempre é arriscado –, ao optar por machos ornamentados, as fêmeas estão na verdade escolhendo machos não parasitados, isto é, com genes de resistência, que serão transmitidos aos seus filhotes. Esta é mais uma demonstração do papel fundamental dos parasitas na evolução dos hospedeiros


Após a leitura...
  • Selecione no mínimo 3 aves de seu interesse.
  • Descreva as diferenças observadas entre machos e fêmeas (cores, tamanho, canto).
  • No período da Coorte, quais estratégias que as aves têm para atrair a atenção da fêmea? (Oferta de presentes, canto, construção de ninhos, dança...)
Como exemplo, deixo uma imagem para se inspirarem na escolha de sua ave:
Pavão fêmea

Pavão macho





Nenhum comentário:

Postar um comentário